Um dos maiores problemas enfrentados pelas concessionárias de água de todo o país é o roubo de água, o popular “gato”.
Essa prática fraudulenta traz grandes prejuízos à coletividade, aumentando os vazamentos, danificando as tubulações e contribuindo para o aumento dos custos do fornecimento de água. No final, os consumidores honestos pagam pelos desonestos.
Com a crise hídrica pela qual o país passa, nos últimos meses a Photonita vem sendo consultada por algumas concessionárias a respeito de tecnologia que possa colaborar na busca de ligações clandestinas.
A utilização de endoscópios industriais como o Photonita SZ401F tem sido uma solução ofertada pela empresa para auxiliar no combate a esse tipo de crime.
A endoscopia industrial possibilita que a tubulação seja investigada na busca por desvios clandestinos, realizados antes do hidrômetro.
A grande vantagem do uso dessa tecnologia é que ela possibilita a detecção da fraude sem desenterrar tubos ou quebrar calçadas e ruas.
O endoscópio é introduzido na tubulação pelo cavalete de entrada de água e guiado por dentro da tubulação mostrando o seu interior que é visualizado ao vivo em um monitor portátil. Pelas imagens é possível detectar os desvios e documentar a fraude por vídeos e fotos.
Para conhecer esse e outros equipamentos de endoscopia, visite nosso site: http://www.photonita.com.br/produtos/endoscopios/
Videos mostrando o equipamento, bem como a operação simulada dentro dos cavaletes de 3/4″ podem ser visualizados no nosso canal do Youtube: www.youtube.com/photonitamo